WEBFESTIVAL UNO | DUO 2021: CONVOCATÓRIA ABERTA

A Veredas Produções abre nesta terça-feira, dia 30 de março de 2021, convocatória especial para instrumentistas residentes em Belo Horizonte e região, no intuito de receber propostas artísticas instrumentais daqueles que se interessarem em participar da edição 2021 do nosso webfestival, a ser produzido e exibido a partir do mês de maio, a depender das normas sanitárias vigentes no período devido à pandemia da Covid-19. Interessados devem enviar propostas para o e-mail convocatoriawebfestival@veredasproducoes.com.br . O prazo limite para envio dos materiais está prorrogado até 12 de abril, às 20h. (Inicialmente, o prazo limite era 9 de abril, 20h).

O Webfestival Uno | Duo, da Veredas Produções, surgiu em 2020 como uma resposta emergencial aos impactos da pandemia da Covid-19 na cena cultural, especificamente de Belo Horizonte e região metropolitana. Uma derivação da Série BH Instrumental, que é um dos projetos mais longevos com foco na música instrumental da cidade, o Webfestival Uno | Duo se apresentou como um espaço para o exercício da música em formatos minimalistas, apresentando em sua edição de 2020 nove pockets shows de artistas, em formação solo e duo. O tamanho compacto é, para além de uma produção mais segura no contexto atual, um espaço confortável para os artistas se despirem das tantas camadas que envolvem um espetáculo e exercitarem outras possibilidades para a própria música.  

Em 2021, o projeto volta à programação da Veredas, com o objetivo de se firmar como um laboratório de experimentação para os artistas da cena instrumental da cidade e entornos. A partir desta edição, o Webfestival Uno | Duo pretende incluir em seu escopo provocações para estabelecer diálogo com a cena, como uma espécie de eixo temático. O projeto aponta para o tema Processos Criativos em Tempos de Transformação e se interessa em conhecer e divulgar composições ou arranjos produzidos durante este ano de isolamento e de tantas modificações no fazer artístico-cultural.

Assim, nesta convocatória, o festival convida artistas solo e duos interessados em se apresentar na programação do Webfestival Uno  | Duo 2021 a propor repertórios que incluam de uma a três obras (composição e/ou arranjo) que sejam frutos deste momento – obras compostas ou arranjadas a partir de março/2020.  As propostas serão submetidas às avaliações da curadoria do projeto.

Para o envio de propostas, os interessados devem considerar que:

FORMATO: O Webfestival Uno | Duo prevê obrigatoriamente apresentações em formato solo ou duo. Cada pocket show deverá ter duração de 25 minutos. A proposta deve incluir o repertório pensado para a ocasião, respeitando o limite de tempo proposto.

CACHÊ: O cachê para cada apresentação é de R$800,00 (oitocentos reais) – Formação Uno (solo) e R$1.000,00 (hum mil reais) – Formação Duo

ENVIO DE PROPOSTAS ARTÍSTICAS: Os interessados devem enviar para o e-mail convocatoriawebfestival@veredasproducoes.com.br os seguintes materiais:

  • Escopo da apresentação: apresente o conceito artístico da atração e indique o formato em que se apresentará – solo ou duo (Até 1200 caracteres)
  • Currículo resumido dos artistas envolvidos na atração (Até 800 caracteres)
  • Indicação do repertório proposto para a possível apresentação – com inclusão dos autores de cada obra e indicação da(s) obra(s) que atenderá(ão) à temática proposta
  • Gravação em formato .MP3 ou links de acesso a conteúdo(s) de portfólio que representem o(s) artista(s) em sua linguagem e estilo – observação: indicar qual faixa (demo ou finalizada) se adequa à proposta temática Processos Criativos (composição e/ou arranjo produzido a partir de março 2020, no contexto da pandemia) 
    *Máximo de 25MB (total, em caso de arquivos) ou Links (Youtube, Dropbox e outros)
  • Indicação de número(s) de telefone(s) para possíveis contatos

 

PROGRAMAÇÃO: Os materiais recebidos serão analisados pela curadoria do Webfestival UNO | DUO Série BH Instrumental e os possíveis contatos para maiores esclarecimentos ou para possíveis contratações serão realizados através dos telefones indicados no e-mail de apresentação

EXECUÇÃO: É necessária disponibilidade de agenda para gravação entre os dias 1 e 6 de maio (inicialmente, o período era 23 e 27 de abril), em locação em Belo Horizonte – a data específica para cada artista será acordada e definida individualmente, a partir da definição da programação e a depender das normas sanitárias vigentes no período devido à pandemia da Covid-19.

DIVULGAÇÃO: Produziremos, além do show, entrevista com cada artista da programação, dentro do mesmo período definido para captação do pocket show, com objetivo de apresentar o artista e sua trajetória, bem como divulgar o webfestival e o projeto Série BH Instrumental dentro das estratégias de comunicação Veredas Produções

SEGURANÇA: Cada artista deverá cumprir as medidas sanitárias orientadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS), estado e município, especificamente o uso de máscara N95 PFF2 para acessar a locação das gravações. Caso apresente qualquer sintoma relacionado à Covid-19, o artista deve informar à produção com a maior antecedência possível e se abster da participação, sem ônus para a produção. Na mesma medida, trabalharemos com equipe reduzida e garantiremos o cumprimento dos mesmos cuidados que solicitamos aos artistas

 

O Webfestival UNO|DUO, derivado da Série BH Instrumental conta com patrocínio do
Instituto Unimed-BH, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, através do incentivo de mais

de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores.