DOMINGO NO MUSEU apresenta: Breque Moderno

O show “Breque Moderno”, que reúne as vozes de Soraya Ravenle e Marcos Sacramento, o violão de sete cordas de Luís Filipe de Lima e a percussão de Netinho Albuquerque abre com chave de ouro a temporada 2019 do Domingo no Museu, dia 5 de maio, às 11h, no Museu de Arte da Pampulha. Este projeto é realizado pela Veredas Produções, com patrocínio do Instituto Unimed-BH, através dos recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte.

Concebido originalmente pelo violonista e produtor musical Luís Filipe de Lima para uma de suas séries, em 2007, o show aguardou mais de uma década até que Luís, Soraya, Marcos e Netinho se encontrassem para dar uma nova roupagem ao espetáculo, numa formação mais compacta, mas não menos poderosa e impactante. “Breque Moderno” é marcado pelo bom humor e irreverência, que dão o tom para que os artistas performem em cena.  No repertório, um passeio pelo samba-de-breque, samba-choro, samba sincopados e marchinhas carnavalescas. “Duetos e duelos de Soraya e Marcos”, como descreveu o jornalista e biógrafo brasileiro Ruy Castro.

No repertório estão clássicos da MPB repaginados, além de um bloco dedicado a Carmen Miranda. Compositores como Assis Valente, Wilson Baptista, Moreira da Silva, Nei Lopes e Billy Blanco estão presentes neste show de alta voltagem teatral. Um raro samba-de-breque de Lupicínio Rodrigues também marca a apresentação.

“Há um motivo pelo qual o repertório do samba-choro parece tão propício à renovação, não tendo de se atrelar obrigatoriamente aos clássicos do passado. É que a realidade brasileira que o inspira – sempre bufa, sempre ridícula, um eterno festival de besteira assolando o país – não para de fornecer assunto para seus letristas”, avalia em sua resenha Ruy Castro sobre a produção e o repertório que ela enfoca.

Vale destacar que esta vertente dentro do samba é uma das que mais exige dos intérpretes. Soraya e Marcos dão uma verdadeira aula. A cantora, considerada uma das principais estrelas do gênero do teatro musical no país, se une ao domínio vocal, ritmo e força de Marcos, proporcionando um inesquecível e genuíno espetáculo com raízes brasucas.

INSTITUTO UNIMED-BH

Associação sem fins lucrativos, o Instituto Unimed-BH contribui com o desenvolvimento social em localidades de atuação da Unimed-BH. Para isso, desenvolve cinco grandes programas: Comunidade, Meio ambiente, Voluntariado, Adoção de espaços públicos e Cultura. Saiba mais em www.institutounimedbh.com.br

 

SERVIÇO
DOMINGO NO MUSEU apresenta: “Baque Moderno”, com Soraya Ravenle, Marcos Sacramento, Luís Filipe de Lima e Netinho Albuquerque

QUANDO? 5 de maio, às 11h
ONDE? Museu de Arte da Pampulha (av. Otacílio Negrão de Lima, 16.585, Pampulha)
INGRESSOS? À venda a partir do dia 29 de abril, na loja Acústica CDs (rua Fernandes Tourinho, 300, Savassi, 3281-6720), online pela Sympla (clique aqui para comprar seu ingresso) e no Museu de Arte da Pampulha no dia do evento, a partir das 10h