DOMINGO NO MUSEU: Bianca Gismonti lança em junho o disco “Desvelando Mares”

 



 

A pianista e compositora Bianca Gismonti é a atração do mês de junho do projeto DOMINGO NO MUSEU, realizado no Museu de Arte da Pampulha pela Veredas Produções, com o patrocínio do Instituto Unimed-BH. A apresentação marca o lançamento em Belo Horizonte do disco “Desvelando mares”, que é o terceiro gravado pelo trio que forma junto com Julio Falavigna (bateria) e Antonio Porto (baixo). O trabalho foi gravado na Hungria e recentemente lançado no Brasil e tem sido recebido com grande entusiasmo pela crítica especializada. A edição de junho do DOMINGO NO MUSEU com Bianca Gismonti acontece no dia 2 de junho, às 11h, e os ingressos podem ser adquiridos online ou na loja Acústica CDs (rua Fernandes Tourinho, 300, Savassi).

“Desvelando mares” foi gravado na Hungria e saiu pelo selo Hunnia Records. No trabalho, Bianca contou com a participação de diversos músicos do mundo. O disco foi lançado primeiro na Europa e no Japão, em setembro de 2018, e agora em 2019 chega ao Brasil. O reertório do show é baseado no disco, que tem as nove faixas assinadas por Bianca: Salteo, inspirada em tantos compositores argentinos; Ostinatos, na sua constante referência minimalista do norte-americano Steve Reich; Feitiço, nas matrizes africanas fundamentais; Desvelando mares, na composição profunda do tunisiano Dhafer Youssef e no vigor feminino de Hiromi; Piano Station, na liberdade polirrítmica e oriental do armênio Tigran Hamasyan; Aonde planam os pássaros, no sublime da música clássica indiana; Majo, na unidade, em dois, dos portugueses Mario Laginha e Maria João; Ventos do Sul, no lirismo e leveza cinematográfica do japonês Joe Hisaishi; e Celestial Sphere, na eterna fonte de sonho e emoção da ECM Records, fundada pelo visionário alemão Manfred Eicher.

Bianca Gismonti iniciou sua carreira aos 15 anos, acompanhando o seu pai, Egberto Gismonti, em palcos pelo mundo. Em 2005, estreou o seu trabalho com o Duo Gisbranco (duo de pianos com Claudia Castelo Branco), que já tem três discos lançados (“Gisbranco” – 2008, “Flor de Abril” – 2011 e “Pássaros” – 2018), além de um DVD produzido pelo Canal Brasil, “ Gisbranco 10 anos” e lançará, em 2019, o segundo DVD em parceria com Canal Brasil, “Egberto encontra Villa”, gravado na Sala Cecília Meireles, RJ, com repertório completo de Villa Lobos e Egberto Gismonti para dois pianos e cello. Aliado a isso, o duo conta com parcerias junto a músicos como Chico César, Jaques Morelenbaum, Carlos Malta e Mônica Salmaso. Em 2013, gravou seu primeiro álbum autoral, “Sonhos de Nascimento” (Biscoito Fino), o qual teve a participação de Naná Vasconcelos, com subsequentes turnês internacionais que percorreram Europa, Ásia e América do Sul. Ao final de 2015 foi lançado o seu segundo disco autoral “Primeiro céu”(Fina Flor), com a formação de Trio ao lado de seu marido (também co-produtor) Julio Falavigna na bateria e Antonio Porto no baixo.

| SERVIÇO | DOMINGO NO MUSEU: Bianca Gismonti Trio
2 de junho de 2019, às 11h, no Museu de Arte da Pampulha
Ingressos a R$ 20 (inteira) e 10 (meia-entrada, segundo a Lei)
Como comprar:

→ ONLINE pela Sympla:

→ PRESENCIALMENTE na loja Acústica CDs (rua Fernandes Tourinho, 300, Savassi)

→ No dia do show, a bilheteria do Museu de Arte da Pampulha abre às 10h