VEM AÍ: LÉA FREIRE E DAVI FONSECA NA SÉRIE BH INSTRUMENTAL

Abra as portas da sua casa para receber um show inédito e especialmente produzido para a edição online da Série BH Instrumental. Um dos principais nomes da música instrumental brasileira, Léa Freire convida o compositor, pianista, contrabaixista, violonista e arranjador Pichu Borrelli para uma apresentação em formato duo, no dia 12 de novembro, às 20h, no canal da Veredas Produções no YouTube. Abrindo a programação da edição, o pianista Davi Fonseca apresenta em quinteto o show do seu aclamado disco “Piramba”, que foi selecionado pelo edital do projeto na categoria Circulação. A Série BH Instrumental é realizada pela Veredas Produções com o patrocínio do Instituto Unimed-BH, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, através do incentivo de mais de 5,1 mil médicos cooperados e colaboradores, 

Léa Freire é a primeira mulher instrumentista a protagonizar este projeto idealizado por Rose Pidner, fundadora da Veredas Produções. Léa é compositora, arranjadora, flautista e pianista, celebrada em palcos do Brasil e do exterior. Durante quase toda sua carreira, a flauta foi seu principal instrumento de expressão musical. Neste show, inédito e exclusivo, vai mostrar mais do seu lado pianista, que ela vem retomando nos últimos anos e se dedicando com afinco e ousadia, como sempre. Ela convida para esta apresentação um dos grandes compositores para trilhas publicitárias pra rádio, TV, cinema e gravadoras: Pichu Borrelli. Amigos e parceiros de longa data, eles se permitem experimentar arranjos para composições de Léa, transitando pelo piano, contrabaixo e flauta. Um terreno fértil e livre para a criação e a improvisação. O show de Léa Freire foi captado diretamente de sua casa, o que contribui mais ainda no intuito de apresentar a intimidade deste duo e de abrir o processo de experimentação dos artistas. 

Antes de Léa e Pichu, vamos assistir direto do palco especial Série BH Instrumental 2020 o show “Piramba”, do pianista, compositor e arranjador Davi Fonseca, que é um dos destaques da nova geração de instrumentistas de Belo Horizonte. O show foca no repertório do disco homônimo que Davi lançou em 2019 e que vem desde então colecionando boas repercussões nacional e internacionalmente. Davi vem acompanhado por Natália Mitre (vibrafone e berimbau), Camila Rocha (contrabaixo acústico e elétrico), Alexandre Andrés (flautas) e Yuri Vellasco (bateria).

SERVIÇO
SÉRIE BH INSTRUMENTAL 2020 ONLINE: LÉA FREIRE CONVIDA PICHU BORRELLI | ABERTURA: DAVI FONSECA QUINTETO
Quando: 12 de novembro, às 20h
Onde: youtube.com/veredasproducoes

Classificação livre | Acesso gratuito
Patrocínio: Instituto Unimed-BH, por meio do incentivo de mais de 5,1 mil médicos cooperados e colaboradores

 

PRÓXIMAS EDIÇÕES
Esta é a segunda das quatro edições da Série BH Instrumental Online, que está acontecendo até dezembro, quinzenalmente, sempre às quintas-feiras, às 20h. A programação começa com atrações da cidade, selecionadas por meio do edital 2020 nas categorias Novos Talentos e Circulação, e continua com convidados especiais selecionados a partir pela curadoria do projeto a partir do eixo temático desta temporada online: Música e Memória. Cada qual se relaciona,  de alguma forma, pela música e pela memória, ao projeto e/ou ao seu principal local de realização, a Praça Floriano Peixoto, que em novembro completa 10 anos desde a sua revitalização, capitaneada pela Unimed-BH por meio de seu Instituto, e é, desde então anfitriã da Série BH Instrumental. A gravação das apresentações seguiu os protocolos de segurança para equipe e artistas envolvidos, buscando soluções criativas para continuar defendendo o espaço da música instrumental neste contexto da pandemia que estamos atravessando. Confira o que vem por aí:

26 de novembro, 20h
Bebê Kramer & Quarteto
Abertura: Gilson Brito Quinteto

10 de dezembro, 20h
Nivaldo Ornelas – Do Jazz ao Clube da Esquina
Aberturas: Daniel Souza (Quarteto) e Serginho Silva Quinteto

Sempre em  youtube.com/veredasproducoes

 

CIRCUITO INSTITUTO UNIMED-BH
Criado para estimular o bem-estar e a convivência ao ar livre, o Circuito Instituto Unimed-BH oferece gratuitamente atividades de lazer e socioculturais, em espaços públicos, como a Praça da Saúde e a Praça Floriano Peixoto, em Belo Horizonte, a Praça Milton Campos, em Betim e a Praça da Glória, em Contagem. Em 2019, mais de 80 atrações culturais foram realizadas, prestigiadas por mais de 27 mil pessoas. Conheça a programação em www.circuitoinstitutounimedbh.com.br .

INSTITUTO UNIMED-BH
Associação sem fins lucrativos, o Instituto Unimed-BH, desde 2003, desenvolve projetos visando ampliar o acesso à cultura, estimular o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, valorizar espaços públicos e o meio ambiente. Ao longo de sua história, o Instituto destinou R$120 milhões ao setor cultural, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura e da Lei Federal de Incentivo à Cultura, viabilizado pelo patrocínio de mais de 5.100 médicos cooperados e colaboradores. No último ano, mais de 16 mil postos de trabalho foram gerados e 850 mil pessoas foram alcançadas por meio de projetos de cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura.

SÉRIE BH INSTRUMENTAL
Realizado pela Veredas Produções e idealizado por Rose Pidner, também fundadora da Veredas Produções, o projeto integra o Circuito Instituto Unimed-BH e busca divulgar a música instrumental. A série traz aos palcos grandes instrumentistas, com o objetivo de formar público para o gênero e popularizar o acesso a espetáculos de qualidade, desenvolvendo, assim, a consciência crítica dos cidadãos. Conta com o patrocínio do Instituto Unimed-BH, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, através do incentivo de mais de 5,1 mil médicos cooperados e colaboradores.

 

#SérieBHInstrumental #InstitutoUnimedBH